Grupo Escolas

1. Descrição:

1.1. MISSÃO: Pretende-se com esta atividade sensibilizar-se, desde cedo crianças e jovens, para as questões relacionadas com a Reabilitação Urbana e Protecção do Património.

1.2. OBJECTIVOS: a) Envolver as escolas e os cidadãos de bairros degradados na reabilitação do espaço público, fazendo uso da arte e abordagens criativas de intervenção urbana, social e ambiental que possam dinamizar e beneficiar os espaços e criar e estimular sentimentos de cidadania e de afeto pelo património e espaço público; b) Divulgação e promoção dos conceitos da reabilitação urbana e proteção do património nas escolas primárias e secundárias, através de uma apresentação aos alunos através da visualização de pequenos filmes, associado a caso possível, visitas de estudo a obras reabilitadas.

1.3. COORDENADOR: Mafalda Pericão

1.4. ELEMENTOS: Jerónimo Botelho, Esmeralda Paupério e Alexandra Dória.

1.5. ESTADO: Aberto.

2. Contacto do Coordenador: mpericao@gmail.com [Mafalda Pericão]

3. Actividades desenvolvidas:

3.1. Reuniões de trabalho informais ao longo de 2012 e 2013

3.2. Assinatura protocolo com o Agrupamento de Escolas António Nobre – Porto

3.3. Workshop «Conceitos de Património» [EB 2/3 Nicolau Nasoni, 24.04.2013]:

No seguimento da parceria realizada entre a APRUPP e o agrupamento de escolas António Nobre realizou-se no passado dia 24 de Abril um workshop na escola Nicolau Nazoni localizada no Porto. Esta acção, enquadrada no âmbito do grupo escolas, procurou divulgar, promover e sensibilizar os conceitos da reabilitação urbana e protecção do património a cerca de 40 alunos do 9º ano entre os quais se incluía um grupo de necessidades especiais. O workshop promoveu a interacção entre os monitores e os grupos através de jogos e visualização de slides. Foram abordados os conceitos dos diferentes tipos de património, os respectivos riscos a que estes estão sujeitos, focando-se particularmente os grafitis enquanto agente agressor ou mesmo factor de promoção urbana. A actividade foi muito bem acolhida pelo alunos, que participaram ativamente tendo ido bastante além do que os professores da escola perspectivaram.

IMG_3496 IMG_3497 IMG_3502

4. Actividades programadas:

5. Inscrever-me no grupo de trabalho:

Anúncios