Grupo Repositório de Materiais

1. Descrição:

1.1. MISSÃO: Pretende-se promover boas práticas de reabilitação urbana sustentável, através da dinamização e promoção de uma catalogação on-line de materiais antigos/usados provenientes de obras de demolição e reabilitação, desenvolvida pelo grupo de trabalho.

1.2. OBJECTIVOS: Pretende-se testar a implementação do Repositório de Materiais em fase piloto, desenvolvendo as seguintes atividades:

. Otimização e divulgação da catalogação on-line;

. Divulgação das vantagens na prática de armazenamento e reutilização destes materiais entre a comunidade local, universidades, empresas da construção e demolição, câmaras municipais, entre outras entidades;

. Alargamento da rede de Repositórios de Materiais, estabelecendo novas parcerias com entidades que armazenem os materiais, tais como empresas da construção e demolição, câmaras municipais, entre outras.

1.3. COORDENADOR: Cláudia Cardoso

1.4. ELEMENTOS: Ana Soraia Castanheira, Ana Azevedo, Alexandra Batista, António Carrizosa, Duarte Rato, Filipa Figueiredo, Jerónimo Botelho, Marta Guerreiro, Raquel Oliveira e Rita Silva.

1.5. ESTADO: Aberto

1.6. VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

2. Contacto: bolsamateriais@aprupp.org

3. Atividades desenvolvidas:

3.1. Implementação do Repositório de Materiais em fase piloto (2017)

3.2. Estudo do modelo de funcionamento do Repositório de Materiais e preparação da implementação da fase piloto (2013-2016), tendo-se efetuado:

. Contactos com várias entidades para o estabelecimento de parcerias;

. Preparação dos meios informáticos necessários para a catalogação de materiais e divulgação ao público;

. Catalogação de materiais armazenados;

. Entrevistas pessoais a arquitetos, engenheiros, empreiteiros, proprietários e outros técnicos da construção, para recolher impressões e avaliar a recetividade do projeto entre o público-alvo;

. Realização de um questionário on-line com os mesmos objetivos do ponto anterior;

. Visitas a estaleiros de empresas de construção e demolição;

. Visita a um ecocentro;

. Estudo de projetos análogos a nível internacional;

. Coorientação de duas teses de mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desenvolvidas para apoio ao projeto, sob os temas “Metodologia para a catalogação de materiais de construção com potencial de reutilização”, de Ana Patrícia Azevedo e “Classificação do estado de conservação de materiais de construção antigos – Modelo de ferramenta de decisão”, de Rui Morais.

3.3. Candidaturas a diversos concursos, com vista à obtenção de apoios e financiamento:

. Green Project Awards Portugal, 8ª edição, tendo obtido a classificação de Finalista na categoria Investigação e Desenvolvimento (Setembro, 2015);

. Passaporte para o Empreendedorismo, tendo obtido 3 bolsas promovidas pelo IAPMEI (Maio, 2014);

. IS CIS-M – Concurso de ideias de Inovação Social, organizado pela Área Metropolitana do Porto e pela INOVA + (Abril, 2014);

. CIS Porto – Concurso de ideias Porto Inova, promovido pelo Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, no âmbito do Centro Inovação Social da Câmara Municipal do Porto, tendo obtido uma Menção Honrosa e Prémio de Incubação (Julho – Setembro, 2013).

3.4. Formação:

. Alguns elementos do grupo de trabalho tiveram a oportunidade de frequentar workshops práticos promovidos pelo IAPMEI, no âmbito do Passaporte para o Empreendedorismo (Outubro, 2014).

4. Apoios e reconhecimentos públicos:

. Menção Honrosa e Prémio de Incubação, Centro Inovação Social da Câmara Municipal do Porto, 2013.

Apresentacao_CISPorto

Premio_CISPorto

Diploma_CISPorto

. Bolsas do Passaporte para o Empreendedorismo – IAPMEI, para 3 pessoas durante 4 meses, 2014

Passaporte Empreendedorismo

IAPMEI

. Finalista no Green Project Awards Portugal, na categoria Investigação e Desenvolvimento, 2015

Cerimonia GPA

Diploma Green Project Awards

Anúncios