Encontro “O Direito à Cidade: Especificidades dos Centros Históricos Património Mundial”

A APRUPP, conjuntamente com a Associação Comercial do Distrito de Évora [ACDE], a Câmara Municipal de Évora, o Grupo Pro-Évora, o Movimento de Defesa do Centro Histórico de Évora [MDCHE] e União das Freguesias de Évora, promove este encontro integrado nas Comemorações da Classificação do Centro Histórico de Évora como Património Mundial, com o objetivo de discutir as especificidades em torno do desenvolvimento dos territórios urbanos classificados como Património Mundial.

Valores culturais, patrimoniais e identitários, os Centros Históricos Património Mundial viram reforçada a importância do seu valor económico com o crescimento dos fluxos turísticos e a gentrificação, comprometendo a função habitacional e a salvaguarda dos direitos dos seus habitantes. Impõe-se antecipar e resolver estes problemas antes que eles se venham a revelar fatais para estes territórios como cidades vivas que devem ser, mobilizando as entidades públicas cuja intervenção tem que se tornar real e crescer, em consonância com a participação e vontade dos seus habitantes.

Tendo estas preocupações como pano de fundo, estas entidades consideraram oportuno co-organizar este Encontro O Direito à Cidade: Especificidades dos Centros Históricos Património Mundial de âmbito nacional, que terá lugar no próximo dia 25 de novembro, no Palácio de D. Manuel, em Évora.

A participação é gratuita, mediante inscrição, que pode ser feita aqui:

Formulário de Inscrições: https://www.cm-evora.pt/inscricao-encontro-o-direito-a-cidade-especificidades-dos-centros-historicos-patrimonio-mundial/

O programa detalhado do Encontro pode ser consultado aqui:

Advertisement