Campanha World Heritage Volunteers Porto 2021

É com grande entusiasmo que divulgamos o programa desta iniciativa coordenada pela APRUPP [Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património] e que tem como entidades parceiras a European Heritage Volunteers, o Município do Porto, o Departamento Gallaecia da Universidade Portucalense, a Universidade de Aveiro e a Associação Centro da Terra.

Esta iniciativa, pertencente ao conjunto das treze aprovadas e selecionadas pela UNESCO no contexto Europeu e da América do Norte (e a única de caráter associativo), irá decorrer entre os dias 11 e 22 de outubro de 2021, no Porto, e constitui um momento excecional e de grande visibilidade para a troca de experiências e conhecimento na área da reabilitação do edificado, agregando profissionais de diversos sectores da construção, que vão desde a arquitetura, a engenharia, a conservação e restauro, a arqueologia, técnicos de reabilitação, investigadores, estudantes, da administração pública, de entidades de gestão e do planeamento urbanístico e de entidades certificadoras e gestoras, uma vez que possibilitará trazer ao Porto 20 voluntários de dezasseis nacionalidades distintas (todos jovens com menos e 35 anos de idade).

No extenso programa desta iniciativa, intitulada The Heritage Training Course “Conservation of original elements to preserve the authenticity of Porto’s urban heritage”, estão previstos diversos workshops técnicos de reabilitação de elementos emblemáticos da Arquitetura do Porto, visitas de rua, debates e seminários.

Em função das restrições ainda em vigor, esta iniciativa não está aberta a inscrições, sendo a participação ativa exclusiva para os voluntários da campanha e restantes elementos da UNESCO. No entanto estão pensadas algumas medidas para possibilitar o envolvimento dos nossos associados e demais interessados.

Nos workshops técnicos (que serão realizados numa tenha montada para o efeito no Cais da Estiva, na Ribeira do Porto), existirá uma área demarcada para os interessados poderem assistir com distanciamento às atividades previstas no programa.

Já os seminários e debates serão transmitidos em plataforma digital (em breve daremos mais informação sobre forma de acesso), com possibilidade de participação via chat.

As visitas de rua, por motivos óbvios, serão as únicas atividades de participação exclusiva dos voluntários da UNESCO.

Aqui poderá ser consultado o extenso programa em detalhe:

Não podemos deixar passar a oportunidade para agradecer aos muitos associados, organizações e empresas que se mostraram igualmente entusiasmados e nos apoiaram na concretização deste evento.