Debate “Reutilização de espaços industriais com propostas culturais. O caso da Fábrica Confiança.” | Mira Fórum | 18 de julho – 18.30h

A APRUPP [Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património] foi convidada pela Plataforma Salvar a Fábrica Confiança (Braga) para participar num debate dedicado à temática da reutilização de espaços industriais abandonados, que anuímos com interesse e consideramos oportuno.

Neste debate, que terá lugar no Porto, no Mira Fórum, já no próximo dia 18 de julho, pelas 18.30h, a APRUPP far-se-á representar pelo seu vice-presidente Daniel Miranda. Abaixo poderão encontrar mais informação relativa ao evento, para o qual não é necessária inscrição, bem como uma contextualização sobre o processo de alienação da Fábrica Confiança por parte do Município de Braga.

———————————–

A Fábrica Confiança foi expropriada pela Câmara Municipal de Braga em 2012 por ser a última sobrevivente da industrialização bracarense, sendo considerada património da cidade.

Neste momento, este património está ameaçado pela venda a privados, contrariando o propósito original de criação de um espaço cultural. Os cidadãos reagem mobilizando-se em torno da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança.

Este caso é pretexto para a organização de um debate em que para além de se discutir a situação da Fábrica Confiança se discuta a reutilização de espaços industriais com propostas culturais.

Convidados:

  • Manuela Matos Monteiro, direção do MIRA FORUM
  • Maria Da Luz Sampaio, Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e Investigadora do Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa (antiga diretora do Museu da Indústria do Porto)
  • Daniel Miranda, vice-presidente da APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património
  • Luís Tarroso Gomes, promotor da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança

 

SOBRE A PLATAFORMA
https://salvarafabricaconfianca.org/sobre/

CRONOLOGIA DA POLÉMICA
https://salvarafabricaconfianca.org/cronologia/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
https://salvarafabricaconfianca.org/ultimas-noticias/

 

Anúncios