6º Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil

O 6º FIPA – Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil, que terá como tema principal “A Preservação da Multiculturalidade no Património Cultural“, decorrerá no Mosteiro da Batalha, entre os dias 22 e 24 de maio. Para além do apoio institucional, a APRUPP [Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património] estará representada em alguns dos momentos do 6FIPA, participando no debate e sendo a relatora das conclusões do 6 FIPA, nomeadamente:

  • Dia 22 de maio, às 17.30h, Alice Tavares, Presidente da APRUPP, participará na 2ª MESA REDONDA sobre o tema “A expressão da multiculturalidade no Património cujo painel é ainda constituído pelo Arq. Sérgio Magalhães (UIA2020) e pela Drª Suzana Menezes (Diretora da Direção Regional de Cultura do Centro), sendo moderado pela Arqª Maria Rita Amoroso (Conselho de Arquitetura do Brasil -CAU SP e Instituto dos Arquitetos do Brasil SP);
  • Dia 23 de maio, às 17.15h, Daniel Miranda, Vice-Presidente da APRUPP, irá moderar a 6ª MESA REDONDA, com o tema “Caso(s) de estudo de conservação do Património com expressão multicultural. A intervenção de reabilitação“, cujo painel é constituído por Eng. Aníbal Costa (UA), Arqº Nivaldo Andrade (Presidente IAB), Eng Luís Ribeiro de Sousa (FEUP);
  • Dia 24 de maio, às 14.30h, Ana Velosa, Vogal da Direção da APRUPP, modera o debate da 7ª MESA REDONDA, sob o tema “Do Modernismo ao Movimento Moderno. A defesa do Património do século XX“, que contará com intervenções da Arqª Ana Tostões (DOCOMOMO), da Arq. João Paulo Rapagão (ULusíada-Norte), da Arqª Carla Garrido (CEAU-FAUP) e da Arqª Cláudia Costa Santos (Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos).
  • No dia 24 de maio, às 16h30, será apresentado o documento de Conclusões do 6º FIPA pelo Miguel Malheiro, Secretário da Direção da APRUPP.

Este é um evento que procura promover o debate entre entidades responsáveis pelo Património (no seu sentido mais vasto) com a sociedade civil e a comunidade técnica e científica, de ambos os países, procurando dessa forma atingir uma maior qualificação e integração do Património no território, na sustentabilidade cultural e económica dos lugares e na comunicação e educação para o Património.

A APRUPP convida todos os seus sócios a participar no 6º FIPA. A entrada será gratuita para as sessões acima mencionadas para sócios da APRUPP, desde que enviem a sua manifestação de interesse para o email geral@aprupp.org.

As inscrições estão abertas. O registo é feito através do website: http://www.ua.pt/patrimonioportugalbrasil/

A APRUPP apoia o FIPA desde a sua criação em 2014 e deseja o maior sucesso para este evento que liga Portugal e o Brasil.