Fórum do Património 2018 | Alcobaça | 28 de setembro

O FÓRUM DO PATRIMÓNIO 2018 convida a participar como observadoras todas as entidades interessadas: Câmaras Municipais de localidades com centro histórico, órgãos da administração regional e central, universidades e politécnicos, ordens e associações de profissionais mais diretamente envolvidos na temática do Fórum (Engenheiros, Arquitetos, Paisagistas, Conservadores-Restauradores, Arqueólogos), associações de setores relevantes, nomeadamente da construção e do imobiliário e, finalmente, os meios de comunicação social.

Os protagonistas do Fórum mantêm-se as ONG do Património que se encontram em atividade. Contudo, esta iniciativa pretende fazer chegar a sua mensagem aos decisores políticos, a todos os parceiros dos setores de atividade que diretamente ou indiretamente envolvem o Património Cultural Construído e aos cidadãos em geral.

Em Abril de 2017, cerca de 50 associações portuguesas de defesa do património, conjuntamente com outras entidades relevantes na matéria do património cultural construído, reuniram-se em Lisboa, aprovando uma Declaração que salienta o papel que a sociedade civil deve ter e tem, na salvaguarda dos seus valores patrimoniais, materialização de uma identidade coletiva que nos interessa conhecer e preservar.

Face à influência crescente sobre as políticas públicas dos grupos de interesse organizados que representam setores da economia, é indispensável reforçar os movimentos de cidadãos, enquanto grupos de interesse organizados para a defesa do bem comum e da preservação dos valores fundamentais das comunidades. Nessa mesma data, concluiu-se da vantagem da coordenação de esforços e iniciativas da ONG’s, como forma de potenciar a sua capacidade de intervenção.

Daqui se lança um novo “Fórum”, um encontro capaz de congregar significativamente essas organizações, onde se renove e mantenha a discussão aberta relacionada com as suas questões mais relevantes.

É com este enquadramento que, em renovada colaboração com o ICOMOS Portugal e com o seu apoio expresso, com a Câmara Municipal de Alcobaça e com a ADEPA, se volta a lançar a iniciativa do Fórum do Património, sob o lema “Associações: ontem, hoje, amanhã.

A APRUPP, enquanto membro da comissão diretiva do Fórum, convida todos os interessados a estarem presentes no próximo dia 28 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. A APRUPP integrará o debate do Tema 2, sob o mote “A Ação das ONG“, com comunicação de Alice Tavares (presidente da direção) sobre a necessidade de formação adequada para a intervenção do Património.

Para aceder ao programa completo do Fórum clique aqui.

As inscrições são gratuitas, mas de caráter obrigatório. Pode inscrever-se aqui.

Anúncios