Fórum do Património 2017

A APRUPP associou-se à organização FÓRUM DO PATRIMÓNIO 2017 que irá decorrer no dia 10 de Abril, em Lisboa, com o propósito de unir as ONG nacionais ligadas à salvaguarda do Património Cultural Construído (PCC).

O Fórum pretende reforçar os movimentos de cidadãos e colocar as ONG a falar a uma só voz a favor da salvaguarda do PCC – valor fundamental de identidade das comunidades – e da sua utilização sustentável, por oposição a abordagens demasiado economicistas e de curto prazo que resultam em intervenções atentatórias a esse valor.

Com a duração de um dia, o Fórum será constituído por quatro sessões temática, desdobrados em 17 subtemas. As sessões funcionarão em discussão aberta com um moderador, sendo o tema previamente introduzido através de uma apresentação por um orador convidado. No final de cada sessão o moderador resumirá os pontos principais da discussão e enunciará as conclusões, a ter em conta na declaração final. Antes do fecho será lida uma declaração final. 

O Fórum foi apresentado em conferência de imprensa no passado dia 23 de janeiro, em Lisboa, com a presença de Maria Calado, Presidente da Direção do Centro Nacional de Cultura, de Maria Ramalho, Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS Portugal e de representantes das cinco associações promotoras.

A apresentação esteve a cargo da anfitriã, que destacou a oportunidade da iniciativa e reiterou o apoio concedido pelo CNC. Maria Calado revelou ainda que a Europa Nostra, organização europeia que o CNC representa em Portugal, decidiu conceder também o seu apoio institucional à iniciativa das cinco ONG portuguesas.

Poderão encontrar mais informação sobre este Fórum em: http://www.forumdopatrimonio.pt/

Destaques da imprensa:

O Fórum do Património 2017, que conta com o apoio institucional do ICOMOS Portugal e do Centro Nacional de Cultura, é organizado pelas seguintes instituições:

 

forum-patrimonio-2017

Anúncios