Fórum do Património 2017
A APRUPP associou-se à organização FÓRUM DO PATRIMÓNIO 2017 que irá decorrer no dia 10 de Abril, em Lisboa, com o propósito de unir as ONG nacionais ligadas à salvaguarda do Património Cultural Construído (PCC).
O Fórum pretende reforçar os movimentos de cidadãos e colocar as ONG a falar a uma só voz a favor da salvaguarda do PCC – valor fundamental de identidade das comunidades – e da sua utilização sustentável, por oposição a abordagens demasiado economicistas e de curto prazo que resultam em intervenções atentatórias a esse valor.
Com a duração de um dia, o Fórum será constituído por quatro sessões temática, desdobrados em 17 subtemas. As sessões funcionarão em discussão aberta com um moderador, sendo o tema previamente introduzido através de uma apresentação por um orador convidado. No final de cada sessão o moderador resumirá os pontos principais da discussão e enunciará as conclusões, a ter em conta na declaração final. Antes do fecho será lida uma declaração final.
O Fórum foi apresentado em conferência de imprensa no passado dia 23 de janeiro, em Lisboa, com a presença de Maria Calado, Presidente da Direção do Centro Nacional de Cultura, de Maria Ramalho, Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS Portugal e de representantes das cinco associações promotoras.
A apresentação esteve a cargo da anfitriã, que destacou a oportunidade da iniciativa e reiterou o apoio concedido pelo CNC. Maria Calado revelou ainda que a Europa Nostra, organização europeia que o CNC representa em Portugal, decidiu conceder também o seu apoio institucional à iniciativa das cinco ONG portuguesas.
Poderão encontrar mais informação sobre este Fórum em: http://www.forumdopatrimonio.pt/
Destaques da imprensa:
- http://www.rtp.pt/noticias/cultura/mais-de-250-organizacoes-unem-se-para-criar-o-1-forum-do-patrimonio_n977933
- http://portocanal.sapo.pt/noticia/112902
- http://www.destak.pt/artigo/291552-1.-forum-do-patrimonio-quer-alternativa-estrategica-a-abordagem-economicista
O Fórum do Património 2017, que conta com o apoio institucional do ICOMOS Portugal e do Centro Nacional de Cultura, é organizado pelas seguintes instituições:
- GECoRPA – Grémio do Património
- Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial
- Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos
- Associação Portuguesa de Casas Antigas
- Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e a Proteção do Património