APRUPP organiza conferência “Modelos de intervenção para uma reabilitação culturalmente sustentável”, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2016

A APRUPP volta a associar-se à Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, organizando, no dia 7 de abril, a conferência “Modelos de Intervenção para uma Reabilitação Culturalmente Sustentável”, que terá lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa, a partir das 9.30h.

A reabilitação e manutenção dos edifícios dos centro das cidades devem ser consideradas como âncoras importantes para o desenvolvimento e afirmação do turismo. Este é um setor em crescimento, que demonstra atualmente uma capacidade de investimento e dinâmica com especial significado na “reabilitação” do edificado antigo.

Este é um debate que pretende equacionar a compatibilização entre as estratégias de reabilitação, os modelos de intervenção de reabilitação usados pelos investidores e turismo, a preservação do edificado antigo enquanto legado cultural, a internacionalização e a qualificação dos intervenientes.

Para ajudar à reflexão e discussão, contamos com os contributos de Nuno Morais, diretor do Departamento de Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, de Fernanda Vara, diretora da Valorização da Oferta do Turismo de Portugal I.P., Carlos Bessa, chefe da Divisão de Salvaguarda do Património Arquitetónico e Arqueológico da Direção Geral do Património Cultural, Maria de Magalhães Ramalho, presidente do Conselho de Administração do ICOMOS Portugal, João Mascarenhas Mateus, investigador do CIAUD da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Helena do Canto Lucas, diretora do Departamento de Gestão Imobiliário e Património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Alice Tavares, vogal da direção da APRUPP, ficará responsável pela contextualização da sessão, bem como pela dinamização e moderação do debate.

Pode consultar aqui o programa em detalhe: SRU Lx16 APRUPP Programa 7abril

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição, que pode ser feita aqui.

A Semana da Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi. Decorre de 4 a 10 de abril em Lisboa, na Sociedade de Geografia. A agenda completa do evento pode ser encontrada aqui.

Contamos com a sua presença!

APRUPP na SRU Lx2016

Anúncios