APRUPP na Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2015

A APRUPP foi uma vez convidada a participar na edição de 2015 da Semana da Reabitação Urbana do Porto. Este ano a APRUPP coordena a conferência “Novos horizontes para a reabilitação urbana do Porto“, que ocorrerá no dia 30 de outubro (sexta-feira), entre as 9.30h e as 12.45h, no Ateneu Comercial do Porto.

Deve a política pública de incentivo à reabilitação urbana privilegiar a intervenção nas áreas centrais e consolidadas das cidades, entendendo-as como as de maior valia económica? Ou os instrumentos de planeamento e mecanismos de financiamento devem antes focar-se nos territórios mais deprimidos e com menor potencial de atração? Propomos uma reflexão e debate em torno destas questões a partir do caso da cidade do Porto, que recentemente delimitou (ou se encontra em processo de delimitação) as primeiras Áreas de Reabilitação Urbana fora do centro histórico da cidade: Campanhã e Lordelo do Ouro, territórios com características e potencial de transformação díspares foram as áreas escolhidas!

Para partilhar conhecimento, refletir e discutir connosco sobre estas matérias contamos com a presença do Arqto. Manuel Correia Fernandes (Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto – ainda sujeito a confirmação), do Dr. Manuel Pizarro (Vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto), da Dra. Elisa Pérez Babo (Quaternaire Portugal, coordenadora técnica do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Porto), da Dra. Manuela Matos Monteiro, (Espaço Mira), da Dra. Maria da Luz Sampaio (APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial) e do Dr. José Oliveira (artista plástico). A moderação ficará a cargo de Daniel Miranda e David Afonso (APRUPP).

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Clicando na imagem abaixo poderá ser feito o registo e consultado todo o extenso e diversificado programa da Semana da Reabilitação Urbana do Porto de 2015.

Contamos com a sua presença!

APRUPP SRU Porto2015

Anúncios