APRUPP organiza tertúlia “Fachadismo e Património” no âmbito da II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Integrada na agenda da II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a APRUPP [Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património], em conjunto com a APPII (Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários), promove a tertúlia “Fachadismo e Património, que decorrerá na Sociedade de Geografia de Lisboa no próximo dia 16 de abril, entre as 18h e as 19.30h.

O interesse e valor do património edificado reside apenas nas fachadas? Salvaguardar o invólucro em detrimento do conteúdo traduz uma efetiva proteção desse edificado? Será este modelo defensável à luz da sua salvaguarda? Que técnicas construtivas salvaguardam o património?
Estas são algumas das questões que se pretendem discutir nesta tertúlia, expondo diferentes pontos de vista em relação aos modelos de reabilitação do património edificado.

A sessão será organizada da seguinte forma:

18h00 | Overview sobre o tema em debate
Apresentação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a cargo da Dra. Helena Lucas (SCML e Vice-Presidente da Direção APPII).

18h15 | Debate “Fachadismo e Património”
Moderador e interveniente: João Paulo Miranda Guedes (Vice-presidente da Direção APRUPP)
Oradores: Fernando Santo (Montepio Gestão de Ativos Imobiliários, ACE e Presidente da Assembleia-geral APPII), José Almeida Guerra (Rockbuilding e Vice-Presidente da Direção APPII), João Carlos Santos (Arquiteto, Subdiretor Geral da Direção Geral do Património Cultural) e José Aguiar (Arquiteto, Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, Vice-presidente do ICOMOS-Portugal)

19h30 | Encerramento

A entrada é gratuita, mas sujeita a registo prévio. Poderá fazê-lo aqui.

 

SRU Lx2015 Prog16abr APRUPP

Anúncios