Centro Histórico do Porto, Património Cultural da Humanidade: 17º Aniversário

17 anos PPM

A APRUPP, no âmbito do 17º aniversário da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade, propõe comemorar esta data com uma visita no Sábado, dia 7 de Dezembro, ao Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, um conjunto edificado constituído pela Igreja dos Grilos e dependências colegiais adossadas, situado no Morro da Sé em pleno centro histórico. Embora tendo sofrido várias transformações e ampliações ao longo do tempo, as primeiras construções do actual Seminário Maior remontam ao século XVI com a edificação do antigo colégio da Companhia de Jesus. Com a expulsão dos Jesuítas no século XVIII, a igreja foi doada à Universidade de Coimbra e depois comprada pelos Frades Descalços de Santo Agostinho que ali ficaram até meados do século XIX. Em Portugal estes frades instalaram-se inicialmente em Lisboa, no sítio do Grilo, onde ganharam o nome de “frades-grilos”, dando assim o mesmo nome à igreja e ao convento onde estiveram no Porto.

Apesar de toda a evolução e mutações que ao longo dos tempos se deram no Centro Histórico do Porto, e de que o conjunto edificado do Seminário Maior é exemplo vivo, ainda hoje o conjunto urbano apoiado no velho casco medieval proporciona uma coerência e homogeneidade que justificaram a sua classificação como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 5 de Dezembro de 1996.

A visita, que terá início na Igreja dos Grilos às 16h, será precedida às 15h, no mesmo local, por uma conferência sobre a história do conjunto edificado e das suas transformações e por um pequeno concerto de órgão, duas acções integradas na inauguração de uma exposição alusiva à comemoração dos 150 anos do Seminário Maior e para as quais todos os participantes na visita se encontram desde já convidados a assistir.

—§—

Fotografias do evento:

1 2 3 4 5 6 7

Anúncios