Tertúlia nº3: “O Liceu Alexandre Herculano: Marques da Silva, o arquitecto que projectou o futuro”

Setembro e Outubro vão ser meses recheados de eventos APRUPP. Já no dia 13 de Setembro teremos a Tertúlia nº 2: “Mobilidade no Centro Histórico: um obstáculo à devolução das famílias à Baixa?”. No dia 29 de Setembro, integrada no programa das Jornadas Europeias do Património 2012, será a vez da Tertúlia nº3: “O Liceu Alexandre Herculano: Marques da Silva, o arquitecto que projectou o futuro”:

O edifício do Liceu Alexandre Herculano, da autoria do arquitecto Marques da Silva, classificado como Monumento de Interesse Público, é um dos mais notáveis exemplares de arquitectura escolar nacional, onde se torna bem nítida a intima colaboração entre a equipa projectista e os pedagogos. De facto, não é apenas a qualidade estética deste edifício, datado do início do século XX, que sobressai. Do ponto de vista funcional, este inclui uma série de equipamentos absolutamente excepcionais como uma sala de cinema, uma piscina, alojamento para o reitor e, mais recentemente, um museu de história natural, um pequeno tesouro desconhecido de muitos.

Pelo Liceu Alexandre Herculano passaram grandes nomes da cultura portuguesa, quer enquanto professores, quer na condição de alunos. Mas passaram também milhares e milhares de cidadãos anónimos que fizeram do Alexandre Herculano uma escola de excepção. Actualmente, este estabelecimento de ensino desempenha um papel essencial de alavancagem social, fazendo a ponte entre as duas zonas mais críticas da cidade: a zona histórica e a zona oriental. O futuro da cidade decide-se, em grande parte, dentro das salas e galerias desta instituição.

No entanto, o seu estado de conservação, neste momento é crítico. A própria cidade parece desconhecer o rico património que ali tem. Por esse motivo, propomos um dia aberto à sociedade civil de forma a revisitar o futuro projectado pelo arquitecto Marque da Silva.

PROGRAMA

14:30 Recepção e apresentação da sessão

15:00   Tertúlia

Prof. António Cardoso (FLUP)

Prof. Rui Ramos (FIMS)

Arq. A. Alves Costa / Arq. Sérgio Fernandez (Atelier 15)

Moderador: APRUPP

 17:30 Visita guiada ao edifício

LOCAL, DATA E HORÁRIO

A tertúlia e a visita guiada terão lugar na Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto), no dia 29 de Setembro entre as 14:30 e as 18:00

INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita mas limitada à lotação da sala. Basta enviar um email para geral@aprupp.org (assunto: «Jornadas Europeias do Património) com os nomes dos participantes. Data limite de inscrições: 28 de Setembro.

Anúncios