Tertúlia Nº2: “Mobilidade no Centro Histórico: Um Obstáculo na Devolução das Famílias à Baixa?”

Desta vez, o mote é a mobilidade urbana e a sua influência na atratividade da função habitacional no Centro do Porto, com especial enfoque nas famílias com filhos, e a sua implicação direta na regeneração do centro histórico e consequentemente dos seus edifícios.

Lancem questões que gostariam de ver debatidas na 2ª Tertúlia da APRUPP!

A tertúlia pretende focar-se no tema da mobilidade urbana e a sua influência na atratividade da função habitacional, com especial enfoque nas famílias com filhos, e a sua implicação direta na regeneração do centro histórico e consequentemente dos seus edifícios.

 O evento conta com um painel composto por cidadãos, académicos, decisores e utentes de meios de transporte alternativos: Álvaro Costa (Professor FEUP, especialista em mobilidade), Gonçalo Gonçalves (Vereador Urbanismo e Mobilidade CMP), Ricardo Santos (profissional ativo, morador no centro histórico do Porto, com a família), Miguel Barbot (Ativista em prol das cidades, autor do blogue ”1penoporto.wordpress.com”) e Sílvia Magalhães (moderadora, APRUPP).

PAINEL:

Álvaro Costa. Fundador e Presidente do Conselho de Administração da TRENMO, Engenharia SA. Licenciado em Engenharia Civil (FEUP). PhD pela Universidade de Loughborough, no Reino Unido, e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico desde 1992. Professor Associado da FEUP. Coordenador do Doutoramento em Transportes da FEUP. Para além do seu longo currículo de docente e investigador, foi consultor de numerosas organizações e empresas públicas e privadas, tendo ocupado, entre 1997 e 2002, o cargo de Administrador da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, STCP, SA

Gonçalo Gonçalves. Vereador do Pelouro de Urbanismo e Mobilidade na Câmara Municipal do Porto. Direção Municipal de Urbanismo, Direção Municipal de Gestão da Via Pública; Presidente do Conselho de Administração da GOP – Gestão de Obras Públicas, EEM; Administrador Não Executivo da SRU; Administrador Não Executivo da Metro do Porto; Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto, EEM.

Ricardo Santos. Engenheiro Civil, Empresário da Construção Civil (RIELZA) e Projetos de Engenhara Civil (BESTPROJECT), Morador no Centro do Porto (Praça Poveiros), casado, com 2 filhos pequenos, sem garagem.

Miguel Barbot. Ativista encartado em prol das cidades mais amigas das pessoas, especialmente das que deixam o carro em casa, é autor do blogue ”Um pé no Porto e outro no pedal” (1penoporto.wordpress.com), onde fala da forma como vê a cidade a partir da sua bicicleta. Após 10 anos numa consultora a ajudar empresários a melhorar os seus negócios, fez-se comerciante, dos tradicionais, e abriu em Matosinhos a Velo Culture, uma loja dedicada a todos os que têm a bicicleta como um ponto central da vida e a utilizam como meio de transporte.

Moderadora: Sílvia Magalhães: Licenciada em Engenharia Civil (FEUP), Pós Graduada em Transportes (FEUP), Pós Graduada em Reabilitação do Património Edificado (FEUP). Já desenvolveu atividade comercial e de Projeto de Estruturas em empresas como a COBA, DST, Newton e TRENMO e colabora desde 2009 com a SOPSEC, SA, em Fiscalização de Obras. Membro fundador da APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património.

 LOCAL:

Garagem do Comércio do Porto (Praça Dona Filipa de Lencastre / Rua do Almada / Rua Elísio Melo):

CONTACTOS:

Sílvia Magalhães – 936611559

geral@aprupp.org

https://aprupp.org/

Anúncios